MAMÃE TÁ NA GELADEIRA (2005)
Curta-metragem de Douro Moura
Gênero: Comédia, Drama
Diretor: Douro Moura
Elenco: Carla Faour, Clarisse Freire, Diogo Cordeiro, Paiva Ferreira, Ruth Guimarães
Direção de arte: Didi Maakaroun
Duração: 17 min
Local de Produção: DF
Sinopse: Desempregado assume a identidade da mãe para esconder a sua morte e não
perder as mordomias de suas pensões vitalícias.
● Meu primeiro trabalho como diretora de arte titular. Eu trouxe toda a paleta de cores com a estranheza à que ela se referia, tendo o longa "O Fabuloso Destino de Amélie Poulan" como inspiração.
● Era um projeto com baixo orçamento, mas tínhamos tanta garra e vontade de fazer, que transformamos uma garagem, do zero, na casa do protagonista. Isso com uma equipe super reduzida: eu, um cenotécnico, uma produtora de arte e outra produtora de arte/figurino.
● Em 40 dias, produzimos tudo para transformar a garagem, que era toda ladrilhada, numa casa toda mobiliada, com direito até a um peixinho no aquário. Demandou muito trabalho de marcenaria.
● Propus que a paleta dessa casa fosse em tons de vermelho e verde, o que a princípio foi um problema para a fotografia, mas o diretor do filme apostou na minha escolha e, no fim, ganhamos quatro prêmios de direção de arte e dois de fotografia.
● Os prêmios e o resultado desse trabalho me motivaram a seguir no caminho profissional que trilhei desde então. Com "Mamãe tá na Geladeira" tive a certeza de que nasci para fazer direção e produção de arte.
Premiações conquistadas:
● Prêmio de Melhor Direção de Arte
● Festival de Miami, junho de 2005;
● Festcine Belém, julho de 2005;
● Festival de Cinema de Canoa Quebrada, fevereiro de 2006;
● Festival GUARNICE de São Luiz do Maranhão, junho de 2006.