Pega Pega
Novela de: Claudia Souto
Direção-geral: Luiz Henrique Rios
Exibição: 06/06/17 a 08/01/2018
Nessa história contada a partir de um roubo de 40 milhões de dólares, pagamento pela venda de um hotel de luxo, o Carioca Palace, a discussão sobre ambição, a maneira com que as pessoas se relacionam com o dinheiro e o desejo de status deram o tom da narrativa. A novela era ambientada nos bairros de Copacabana e Tijuca, no Rio de Janeiro, e trouxe muitos desafios à direção de arte e cenografia: a imponência do hotel, com suítes temáticas e os eventos glamourosos que lá aconteceram, como o baile de aniversário da protagonista Luiza, vivida pela Camila Queiroz, e seu casamento; a vila tijucana, e o núcleo do teatro de bonecos, por exemplo.
CARIOCA PALACE
O universo dos hotéis cinco estrelas é pouco explorado na dramaturgia, por isso tivemos que nos debruçar em pesquisas para trazer algo crível e à altura de hotéis da mesma categoria do Carioca Palace. Tivemos que pensar em cada detalhe, inclusive nos objetos e adereços que traduzem o glamour do hotel, como as roupas de banho, cama e mesa; louças e pratarias, itens de papelaria impressos em dourado, cartões magnéticos, dois grandes lustres de cristal... Para os amenities – mini cosméticos BASTILLE, criados em Totalmente Demais, que ficam à disposição dos hóspedes nas suítes – resgatamos a identidade visual da fictícia marca de cosméticos Bastille, de “Totalmente Demais”. O hotel tinha também uma loja de souveniers com camisetas, moleschinis, canetas, chinelos, todos os produtos com o logo do Carioca Palace, criado pela minha equipe. Ainda tivemos louças portuguesas, talheres dourados, toalhas e lençóis de excelente qualidade, prataria da cozinha e da mesa do café da manhã, arranjos de flores, além da cozinha industrial profissional que funciona e produzirá pratos de verdade e em grande estilo.
TEATRO DE BONECOS
A canguru Flor e a companhia de teatro de bonecos da família Borges, chamada Serrote, foram um capítulo à parte nesse trabalho. Foram elementos que nos deram a chance de trabalhar com o lúdico, o mágico, o inesperado. Os bonecos ganham vida e nos fazem acreditar que vale a pena sonhar. Pesquisamos grupos de teatro pelo mundo, reunimos referências e trouxemos possibilidades para apresentar à Claudia e ao Luiz. Os bonecos, feitos de madeira talhada, poliuretano e outros materiais, foram confeccionados dentro e fora dos Estúdios Globo, em parceria com o Grupo Giramundo, de Belo Horizonte.