FABRICA_TECELAGEM 01.PNG

ALÉM DA ILUSÃO (2022)

 

Novela de Alessandra Poggi

Direção geral de Luiz Henrique Rios

A proposta da equipe de produção de arte foi apresentar uma Campos dos Goytacazes já bastante desenvolvida, na década de 40, mais moderna, colorida e agitada, reunindo alguns estilos como o art noveau e o art décó.

● Mergulhamos na pesquisa, visitando brechós e antiquários, buscando peças que tivessem uma originalidade, para remontar com realismo as décadas de 30 e 40. Foi um trabalho minucioso de curadoria e recuperação dessas peças para criarmos uma ambiance nos tons azulados, rosas antigos, verdes e caramelos.

● O conceito das paletas de cores foi criado em conjunto e seguido à risca pelas equipes de figurino, arte, cenografia e fotografia, do início ao fim da novela. Os tons pastéis e suaves passeavam pelos cenários, mas cada núcleo tinha sua paleta específica e em nenhum momento uma invadiu a outra.

● Pela dificuldade de encontrar elementos dos anos 40 e até por uma questão de orçamento, apostamos no design gráfico da época, que era muito presente nos jornais, revistas e cartazes. Exploramos isso como um recurso para compor os cenários. Um exemplo são as artes dos rótulos das cachaças, que nos anos 30, ainda eram escritos à mão. Fizemos para o alambique de Giovanna (Roberta Gualda).

press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom

● O grande desafio da novela foi a mágica. Construímos uma maleta de mágico para o Davi (Rafael Vitti) com vários apetrechos que eram reais e funcionavam. Não eram originais das décadas de 30 e 40, mas mandamos fazer com materiais de época. Desenvolvemos, por exemplo, um baralho original, com que ele realizava seus truques.

● A trama teve muitas festas, só casamentos foram 11 no total! Com minha expertise de produção de eventos, personalizamos tudo de acordo com as características dos noivos. Cada um com seu tom de flores, seu bolo e especificidades, porque cada personagem era muito único e merecia essa originalidade.

● Para a Tecelagem Tropical, encontramos no interior de Minas Gerais seis máquinas de tear da época, ainda funcionando. Fizemos uma reforma nelas, pintamos e levamos para o set, tornando a Tecelagem Tropical muito mais crível aos olhos do espectador.

press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom